DEVOÇÃO

terça-feira, 11 de outubro de 2022

 

5 PASSOS PARA CRIAR UMA ROTINA DEVOCIONAL COM SEUS FILHOS PEQUENOs


Queridos pais, este material tem por objetivo te auxiliar para estabelecer uma rotina de devocional com seus pequenos nestes tempos de quarentena. E ao montar este material, minha oração é que se você ainda não tem este tempo precioso de devocional, que ele se estenda como uma rotina diária com seus filhos. Nosso Deus é grande e sábio, e por Ele ter ciência dos nossos estágios de vida, e Ele nos deu um modelo de devoção familiar através da vida de Moisés para que o povo de Israel ensinasse os seus filhos durante os ritmos regulares da vida — hora das refeições, hora de dormir, durante a locomoção, e assim por diante (Deuteronômios 6.7). Então podemos utilizar este modelo em outros tempos que não seja apenas o da quarentena. Então descrevemos abaixo cinco dicas rápidas para estabelecer uma rotina devocional regular com seus filhos pequenos.


1. Encontre um tempo que funcione

Escolha um horário regular ao redor da mesa — talvez no café da manhã — Você se surpreenderá com o quanto os seus filhos lhe responsabilizam quando um padrão de adoração familiar é estabelecido. Será algo com o qual eles contam e aguardam.


2. Leia algo simples

Crianças com idade entre dois e três anos mantem a atenção por um período de dois a três minutos. Seu vocabulário é limitado de 200 a 1.500 palavras. Como um pai cuidadoso cortando a comida de seus filhos em pedaços digeríveis, é importante manter a sua rotina breve e compreensível. Desse modo nossos pequeninos vocabulário da fé, palavras bíblicas básicas como pecado, promessa, oração e o nome de Jesus, antes de terem contato com conceitos mais abstratos como o perdão.


3. Fale com Deus

Ensine aos pequenos que para falar com Deus existem vários modos, mas neste momento em especial é necessário que haja reverencia, assim verbaliza para seu filho(a): Curve a sua cabeça. Feche os seus olhos. Juntem as mãos. (Assim eles não se batem durante a oração! Esse truque tem funcionado por séculos.) Então, fale com Deus. Faça algo rápido e que fique na memória deles: lembre-se da curta capacidade de atenção das crianças. Um modelo de oração simples e objetiva:

“Obrigado Deus por [nome da criança]. Ajude-a a crescer para amar Jesus e confiar em Jesus. Por favor, ajude-a a ter amigos piedosos e um marido cuidadoso quando ela crescer. Por favor, proteja-a de males e perigo nesta noite e de Satanás e seus enganos. Em nome de Jesus, Amém.”

4. Use música para a memorização

Quando eu era criança, minha professora de educação infantil da igreja Batista, cantava muitas músicas que tinham como letra os Salmos, até hoje com 58 anos, quando leio o livro de salmos, me vem à mente as canções, consequentemente, houve uma memorização dos Salmos através das músicas.


5. Ofereça aos seus filhos a sua atenção integral

Sua rotina devocional não é apenas um momento para você transmitir informações aos seus filhos; é o momento de eles passarem algum tempo com você. Então, deixe de lado o seu telefone. Olhe os seus filhos nos olhos e faça-os saber que você os está ouvindo. Demonstre carinho, e não apenas quando for a hora dos abraços e beijos de boa noite. Abrace amorosamente. Brinquem um pouco. É por meio da presença atenta de pais amorosos que as crianças aprendem sobre nosso Pai amoroso (lembrando que Pai que ama é o tema das lições que estamos estudando).



Nenhum comentário: