Sorrisos, palavras engraçadas, brincadeiras recheadas de fofuras… A infância é um período delicioso; olhar aquelas mãozinhas rápidas e olhos atentos a tudo descobrindo um mundo novo, é encantador.
Ficamos tão fascinados com a doçura da infância de nossos filhos, que nos esquecemos que alguns aprendizados cruciais para a vida são desenvolvidos neste período: como o caráter e a afetividade.
O conceito de afetividade, refere-se a forma como as crianças aprendem a lidar com suas emoções, e à partir delas, estabelecer um relacionamento com os pais, irmãos e familiares em geral. Uma palavra, um olhar, um objeto, qualquer sensação interna – medo, alegria, fome… – e a forma que respondemos a ela chama-se afetividade.
A vida moderna nos brinda com a correria cotidiana, o excesso de atividades dos pais e das crianças os privam de muitos momentos de convivência em família, por isso, torna-se importante para o desenvolvimento afetivo da criança, que os poucos momentos juntos sejam de qualidade.
Momento de qualidade é aquele em que estando com sua família, você de fato esteja com ela. Não é apenas estar em um mesmo ambiente cada um envolvido em uma atividade individual.
Imagine a cena de uma família na sala de sua casa, o papai está no notebook, a mamãe assistindo televisão, um irmão no tablet vendo suas programações favoritas, e outra criança no chão brincando com seu brinquedo. Uma cena comum não é mesmo? Involuntariamente ignoramos a presença das crianças, e esta atitude não contribui em nada para uma saudável formação da afetividade, a criança precisa de um momento de relacionamento com sua família.
O vinculo afetivo é fundamental para o desenvolvimento e a saúde emocional da criança. Algumas pequenas mudanças na sua forma de lidar com seu filho no dia a dia, terão um impacto significativo na pessoa que ele se tornará. Vale à pena tentar:
  •         Ao chegar do trabalho abrace seu filho. Pergunte como foi o dia dele, e preste atenção no que ele te conta. Esqueça qualquer outra atividade e ESCUTE.
  •         Demonstre interesse pelas atividades de seu filho. Preocupe-se com o que ele lê, assiste, quem são seus amigos. Demonstrar que se importa com seu filho fará com que ele crie laços de confiança com você.
  •         Nos momentos à mesa, desliguem seus celulares e televisores. Façam deste, um momento em família. Conversem, sorriam, façam planos juntos.  
  •         Tenham um momento devocional diário juntos, em que conversem, compartilhem o que aconteceu durante o dia, orem pelos sonhos e anseios uns dos outros.
Sabemos que ser pai e mãe não é uma tarefa fácil, temos tanto desejo em acertar que algumas vezes complicamos além do necessário esta tarefa, enchemos de poréns, quando na maioria das vezes tudo o que seu filho precisa é de você, da sua atenção!
Demonstre seu amor, escute, se importe com ele, tire uns momentos para ser somente de vocês em família, e você verá como o estreitamento dos laços afetivos melhorarão o convívio em casa, o rendimento escolar e até alguns maus comportamentos por parte das crianças. O Amor é maior dom que Deus nos concedeu, use-o sem medidas com seu filho.
“Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.” (I Coríntios 13:13)