Hoje, segundo domingo de dezembro, comemoramos o “Dia da Bíblia”. Os evangélicos já tiveram o apelido de “Os Bíblias” por serem vistos sempre carregando debaixo do braço um exemplar das Sagradas Escrituras. Nós, presbiterianos, cremos que a Bíblia é a Palavra de Deus, nossa única regra de fé e prática.
Cremos que na Bíblia encontramos tudo o que precisamos saber para vivermos conforme a vontade de Deus. Martinho Lutero disse: “Fiz uma aliança com Deus: que Ele não me mande visões, nem sonhos, nem mesmo anjos. Estou satisfeito com o dom das Escrituras Sagradas, que me dão instrução abundante e tudo o que preciso conhecer tanto para esta vida quanto para o que há de vir”.
“A Escritura é a escola do Espírito Santo, na qual, como nada é omitido não só necessário, mas também proveitoso de conhecer-se, assim também nada é ensinado senão o que convenha saber.”
Ao observarmos II Tm 3.16, escrito acima, vemos que Paulo nos ensina que a Bíblia foi inspirada por Deus, ou seja, Deus é o autor das Escrituras. Aprendemos sobre a utilidade das Escrituras:
1) Útil para o ensino: aprendemos através dos mandamentos e orientações da Palavra o que devemos saber para vivermos conforme a vontade do Senhor;
2) Útil para a repreensão: A Palavra mostra o nosso erro, evidenciando nosso pecado para que possamos corrigir o que está errado;
3) Útil para a Correção: além de evidenciar nosso pecado, a Bíblia é útil para nos conduzir a uma atitude correta, afim de que abandonemos o pecado e tenhamos comunhão com Deus;
4) Educação na Justiça: é uma educação para vivermos conforme a justiça de Deus, conforme foi ensinada por Cristo. A Palavra nos educa para evidenciarmos o fruto do Espírito em nosso viver diário.
Somos gratos a Deus por sua preciosa Palavra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário